História do Limoncello

Sorrento, Amalfi ou Capri: onde nasceu o Limoncello, o mais famoso licor italiano?

Talvez a gente nunca descubra a verdade, já que existem tantas histórias a respeito de suas origens. O que podemos assegurar é que o limoncello existe há mais de 100 anos.

É dito que no começo do século 20, era comum que as famílias mais ricas de Sorrento oferecessem aos seus convidados mais ilustres uma prova de Limoncello.

A Associação Italiana de Produtores de Vinhos / Licores conta em seu site que o limoncello nasceu no começo do século XX em uma pequena pousada em Capri, onde uma senhora local, Maria Antonia Farace, cuidava de um exuberante jardim de limões e laranjas. Seu neto, após a Segunda Guerra Mundial, abriu um restaurante próximo cuja especialidade era o licor de limão de acordo com a velha receita de sua nonna.

Outros afirmam que o Limoncello data mais longe ainda no tempo: uma história fala de pescadores e fazendeiros locais que já na Idade Média, bebiam uma dose de limoncello de manhã cedo para se aquecer.

Outros afirmam que a receita surgiu dentro de um convento monástico para deliciar os monges entre uma oração e a seguinte. Seja qual for a sua origem, o certo é que o que torna o Limoncello especial é o tipo de limão utilizado na receita: limões sicilianos.

Como consumir Limoncello?

A maneira tradicional de consumir Limoncello é serví-lo gelado, sem gelo e em taça de licor ou copo de shot previamente resfriado, como aperitivo (antes das refeições) ou digestivo.

Atualmente o Limoncello artesanal CASA DE ZORZI tem sido utilizado na preparação de drinks deliciosos.

Limoncello e Prosecco é uma combinação super fresca para noites quentes. Limoncello, Gin & Tônica são pares perfeitos e água e suco natural deixam nosso licor ainda mais fácil de beber.

limoncello-natural-casa-dezorzi
O que é Limoncello Natural? 

Natural é todo produto cujos ingredientes não são processados e que não recebem componentes químicos em sua composição. O Limoncello natural CASA DE ZORZI, é um licor de limão siciliano, feito artesanalmente e inspirado na receita Sorrentina, utiliza apenas os melhores ingredientes: cascas de limões sicilianos selecionados, álcool de cereais, água filtrada e açúcar refinado. 

Nossos licores artesanais são produzidos com poucos ingredientes e nenhum deles têm nome complicado. Não utilizamos conservantes, estabilizantes, corantes, saborizantes ou aditivos. 

Sugestões

A gente recomenda que nossos licores sejam colocados no freezer a temperatura de -17ºC, horas antes de ser degustado. O Limoncello não congelará e o frio intenso trará consigo cremosidade inigualável.